Período Estendido
Lista de Atividades do Período Estendido
Arte
Educação Infantil – G1, G2, G3 e G4
Nestas aulas a criança amplia o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades. Entrar em contato com formas diversas de expressão artística, aprendendo a expressar pensamentos e sentimentos através das artes e todos os seus meios.
Objetivo
Possibilitar o contato direto das crianças com obras de arte de diferentes gêneros e artistas, ampliando o conhecimento artístico e cultural, desenvolvendo o interesse pela arte e a curiosidade por diversos materiais.
Duração
Aulas de 45 minutos, duas vezes por semana.
Arte Culinária (Educação alimentar e nutricional)
G1, G2, G3, G4, 1os e 2os Anos
Atividades individuais e em equipe, trabalhando as noções de proporção, importância da escolha dos alimentos e Arte Culinária como promoção da alimentação adequada e saudável, com qualidade nutricional.
Objetivo
Desenvolver o aprendizado das crianças sobre alimentação e nutrição a partir de atividades lúdicas, pontuando as boas escolhas alimentares e culinárias.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Brinquedotech
1o e 2o anos
A principal atividade é construir brinquedos do zero, usando materiais comuns do dia a dia. Nosso foco é no processo, na experimentação dos materiais e como eles podem contribuir ou atrapalhar as construções. As atividades envolverão uma série de questionamentos: Se eu remover essa parte, meu brinquedo continua funcionando? E se eu trocar o material dela por outro? Tudo em conjunto com muitos testes e brincadeiras.
Objetivo
Entrar em contato com os processos científicos de experimentação e criação, construindo brinquedos, fazendo testes e escolhas no caminho. A construção dos brinquedos exige uma visão criativa, mas também objetiva e funcional, lidando com materiais, hipóteses e análises. Possibilita o desenvolvimento de habilidades futuras para tecnologia, como a programação, modelagem e impressão 3D.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Circo
G1, G2, G3, G4, 1os anos e 2os anos.
A partir das atividades corporais e motoras de cada aluno, a prática desenvolve o estímulo corporal através de acrobacias, brincadeiras lúdicas e cooperativas. A atividade circense estimula a superação de desafios corporais e de sociabilização.
Objetivo
Desenvolver e proporcionar experiências e manifestações corporais, explorando as capacidades e limitações de cada aluno por meio das atividades circenses.
Duração
Aulas de 45 minutos a 60 minutos, uma vez por semana.
Dança Ballet Clássico - Infantil
G1, G2, G3 e G4
Aulas de introdução à prática, inicialmente no chão, para desenvolvimento de uma base sólida, e posteriormente a evolução passo a passo.
Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Trabalhar a base do ballet clássico, além da musicalidade e do lado artístico.
Duração
Duas vezes na semana, aulas de 45 minutos.
Dança Ballet Clássico
1°anos e 2° anos
Aulas com foco em trabalho de chão, barra, centro e linha, diagonais, musicalidade e processos coreográficos.
Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Trabalhar a base do ballet clássico, além da musicalidade e do lado artístico.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Dança Sapateado
1° e 2° anos
Trabalhar a base do sapateado, evoluindo passo a passo a metodologia, juntamente com processos coreográficos que norteiam as aulas.
Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Desenvolver habilidades motoras, velocidade, equilíbrio, coordenação, musicalidade e flexibilidade cognitiva, além do trabalho de força muscular.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Educação poética para sustentabilidade
1° e 2° anos
Trabalhar com o que brota do chão, o repertório de cada um, a paisagem que o ambiente expressa e os materiais já disponíveis. A natureza, a arte, o brincar e as percepções espontâneas das crianças são os desencadeadores que fundamentam nossas práticas educativas.
Objetivo
Educação poética para sustentabilidade Apresentar conceitos práticos voltados para a educação sustentável, abrindo espaços de criação e prática do tema. Ensinar a deixar de lado os excessos que enrijecem o dia a dia criativo das crianças.
Duração
Aulas de 45 minutos a 60 minutos, uma vez por semana.
Esportes: Basquete Misto e Futebol Misto
1o e 2o anos
Os esportes têm um papel fundamental na formação dos jovens, já que auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais. Sendo assim, a escola se mostra ainda mais importante nesse processo. Além de incentivar a autonomia das crianças e fazer parte desse desenvolvimento, os alunos que praticam esporte são mais felizes, desenvolvem autoconfiança, espírito de equipe e liderança.
Objetivo
Permitir que os alunos pratiquem atividades esportivas para fins de recreação e estimular a competição (sadia), conforme as diferentes faixas etárias. O Colégio tem o esporte como um dos seus pilares fundamentais e diferenciais para a formação integral do aluno.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Ilustração
1o e 2o anos
Os alunos aprenderão a construir imagens a partir de referências visuais, tais como: livros, desenhos animados, histórias em quadrinhos, entre outros elementos do universo infantil; a partir da realidade que nos cerca e a da imaginação de cada um.
Objetivo
Aprender a desenhar intercalando a forma livre e o uso de técnicas, para expressar seus sentimentos, contar histórias, registrar ideias e deixar o mundo mais bonito.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Inglês
G2, G3, G4 e 1o anos
Aulas dinâmicas e lúdicas, com atividades interativas, teatro clil uso de livros paradidáticos, cooking class, entre outras atividades pertinentes à faixa etária da criança.
Objetivo
Introduzir a língua inglesa de forma divertida e interativa.
Familiarizar as crianças com o vocabulário, pronúncia e gramática, para a criação de uma base que favoreça a imersão na língua.
Duração
Inglês CPP by Alumni - G2: 60 minutos, uma vez por semana.
Inglês CPP by Alumni - G3, G4 e 1º ano: 60 minutos, duas vezes na semana.
Judô
G3, G4, 1os anos, 2os anos
Apesar de ser um esporte de luta, o Judô se inicia com muitos jogos e atividades lúdicas onde as crianças aprendem a se sentir à vontade em situações adversas. À medida que desenvolve seu repertório motor com exercícios e as técnicas, a criança ganha autoconfiança e começa a compreender a necessidade do empenho e da força de vontade.
Objetivo
O judô tem como objetivo formar cidadãos com corpos e mentes aptos para o trabalho e vida em sociedade. Através do esporte, conceitos de respeito, gentileza e companheirismo são reforçados enquanto a criança aprende a importância de se levantar após cada queda.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Musicalização Ativa
G1 e G2; G3 e G4
Estas aulas promovem atividades musicais e lúdicas variadas, utilizando instrumentos de percussão, movimentação corporal e canções do repertório infantil que facilitam o desenvolvimento integral das crianças e a construção do conhecimento em várias áreas.
Objetivo
Possibilitar que as crianças ampliem seus sentidos, desenvolvam a autoestima e o relacionamento social através de uma atividade expressiva como a música. Favorecer a concentração, coordenação motora, memória e o raciocínio.
Duração
Aulas de 45 minutos, duas vezes por semana.
Musicalização na Alfabetização
1os e 2os anos
Estas aulas promovem atividades musicais lúdicas variadas utilizando instrumentos de percussão, a voz e a movimentação corporal e canções que ativam expressões importantes para a aquisição da leitura e da escrita, tais como a dança, o canto e a fala.
Objetivo
Favorecer a concentração, coordenação motora, memória e o raciocínio através da música. Estabelecer relações entre música e alfabetização. Desenvolver a capacidade de perceber e reproduzir canções e padrões rítmicos de forma sincronizada à consciência fonológica.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Oficina de modelagem
Educação Infantil (G1, G2, G3 e G4)
Através de diferentes técnicas de massinha, a criança irá manusear e brincar com diferentes texturas e materiais. O brincar com massinha auxilia na sociabilização e aprendizagens variadas ao manusear e realizar a receita, como também, estimula os diversos órgãos do sentido, a coordenação e atenção a detalhes das etapas da receita, além de ser um momento de descontração e prazeroso para as crianças
Objetivo
Estimular a coordenação motora fina, através da apreciação pela construção do fazer artístico, manuseio de diferentes sensações táteis e novas texturas. Confeccionar de forma coletiva uma receita caseira de massinha de modelar e a partir dela muitas formas e possibilidades.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma a duas vezes por semana.
Parque e Atividade recreativa
Educação Infantil (G1, G2, G3 e G4, 1o e 2o anos)
As crianças, por meio das brincadeiras, terão oportunidade de explorar os diferentes espaços com o corpo, através de diferentes formas de movimentos para se expressar. Através do brincar, levantam hipóteses, reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade.
Objetivo
As atividades recreativas dirigidas têm como foco desenvolver habilidades específicas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal, assim como desenvolver a linguagem como forma de comunicação e a interação social das crianças.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma a duas vezes por semana.
Teatro
1o e 2o anos
O teatro promove a sociabilidade, ajuda a vencer a timidez, propicia a melhora da comunicação verbal e corporal, e, além disso, pode auxiliar no aumento da autoestima.
Objetivo
A dramatização no Colégio tem como finalidade buscar a participação, o estímulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal.
Duração
AAulas de 60 minutos, uma a duas vezes por semana.
Yoga Kids
G3, G4, 1o e 2o anos
Cada turma detém particularidades de linguagem, psicomotricidade e tempo de permanência nas posturas e níveis de foco e atenção. Imitar animais, contar histórias ou utilizar música, são alguns dos recursos que podemos utilizar em nossas aulas de Yoga para crianças.
Objetivo
Apresentar a filosofia do Yoga, dando espaço à sensação de calma e relaxamento do corpo e da mente, percepção de tempo e espaço. Oferecer a ampliação do relacionamento da criança com o universo, conexão com a natureza e os animais, já que os movimentos são inspirados no meio ambiente.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Arte Sustentável
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Pensar a atividade artística é pensar a educação sensível do olhar. É avivar as percepções, ressignificar objetos e desdobrar materiais sem uso em algo que tenha uma nova função. A Arte Sustentável, através da poesia e do encantamento pelo mundo, quer dialogar com as urgências do hoje e encontrar formas de expressão mais cuidadosas com as pessoas e o meio.
Objetivo
Ressignificar e aproveitar materiais disponíveis, criar novas possibilidades, desdobrar uma coisa em muitas outras, alargando o tempo de uso, o significado e os sentidos.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Beach Tênis
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Popular entre diferentes idades, esse esporte oferece bem estar e traz três grandes conceitos de orientação e treino, sendo eles ligados ao controle motor, controle emocional e aproveitamento de aprendizado.
Objetivo
Trazer uma atividade ao ar livre, que estimule a sociabilidade, e ao mesmo tempo fortaleça o condicionamento físico, o tônus corporal e a musculatura dos membros superiores e inferiores dos alunos. Esse é um esporte que também desenvolve aspectos como controle emocional, estratégia e planejamento.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Canto e movimento
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Estas aulas oferecem atividades músicas variadas utilizando a voz, a movimentação corporal e um repertório de músicas que promovem diferentes experiências vocais. As crianças aprendem técnicas de respiração e emissão vocal, e arranjos de vozes.
Objetivo
Possibilitar que os alunos ampliem seus sentidos, a percepção, a concentração e o relacionamento social, através da prática vocal em grupo. Desenvolver habilidades específicas para o canto. Favorecer o contato com diferentes estilos e gêneros musicais.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Dança Ballet Clássico
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Aulas com foco em trabalho de chão, barra, centro e linha, diagonais, musicalidade e processos coreográficos.
Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Trabalhar a base do ballet clássico, além da musicalidade e do lado artístico. Desenvolvimento e aprimoramento da técnica já conquistada com as turmas de Fundamental I e II.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Dança Sapateado
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Estas aulas trabalham a base do sapateado, evoluindo passo a passo a metodologia, juntamente com processos coreográficos que norteiam as aulas.
Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Desenvolver habilidades motoras, velocidade, equilíbrio, coordenação, musicalidade e flexibilidade cognitiva, além do trabalho de força muscular.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Esportes: Basquete Misto, Vôlei Misto, Futebol Misto.
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Os esportes têm um papel fundamental na formação dos jovens, já que auxiliam no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais. Sendo assim, a escola se mostra ainda mais importante nesse processo. Além de incentivar a autonomia das crianças e fazer parte desse desenvolvimento, os alunos que praticam esporte são mais felizes, desenvolvem autoconfiança, espírito de equipe e liderança.
Objetivo
Permitir que os alunos pratiquem atividades esportivas para fins de recreação e estimular a competição (sadia), conforme as diferentes faixas etárias. O Colégio tem o esporte como um dos seus pilares fundamentais e diferenciais para a formação integral do aluno.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Educação Financeira Para Jovens
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
A educação financeira no Colégio acredita que, quanto mais cedo for o contato dos alunos com o universo das finanças, mais fácil será lidar com esse assunto no futuro.
Objetivo
Estabelecer uma relação racional e consciente com os recursos pessoais e coletivos. Conhecer e aplicar os conceitos de receita e despesa no orçamento individual e familiar. Compreender as causas e consequências do endividamento excessivo e quais as possibilidades para superar esta condição. Aprender a administrar os recursos.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Ilustração
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Os alunos aprenderão a construir imagens a partir de referências visuais, tais como: livros, desenhos animados, histórias em quadrinhos, entre outros elementos do universo infantil; a partir da realidade que nos cerca e da imaginação de cada um.
Objetivo
Aprender a desenhar intercalando a forma livre e o uso de técnicas, para expressar seus sentimentos, contar histórias, registrar ideias, e deixar o mundo mais bonito.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Judô
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Apesar de ser um esporte de luta, o Judô se inicia com muitos jogos e atividades lúdicas onde as crianças aprendem a se sentir à vontade em situações adversas. À medida que desenvolve seu repertório motor com exercícios e as técnicas, a criança ganha autoconfiança e começa a compreender a necessidade do empenho e da força de vontade.
Objetivo
O Judô tem como objetivo formar cidadãos com corpos e mentes aptos para o trabalho e vida em sociedade. Através do esporte, conceitos de respeito, gentileza e companheirismo são reforçados enquanto a criança aprende a importância de se levantar após cada queda.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Línguas: Espanhol e Inglês
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
O centro de línguas do Colégio oferece cursos de alta qualidade com metodologias ativas e inovadoras, colocando o aluno como protagonista da relação ensino-aprendizagem. Professores qualificados, aliados a materiais e planejamento permitem que os alunos desenvolvam habilidades escritas e orais, além de prepará -los para a vida e para o mundo.
Objetivo
Capacitar os alunos que fazem os cursos de línguas do Colégio para que tenham excelência na linguagem oral e escrita nas línguas estrangeiras, além de estarem aptos, ao final, a prestar os cursos de proficiência para certificação internacional (A1, A2, B1, B2, C1, C2).
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Inglês CPP by Alumni: Aulas de 90 minutos, duas vezes por semana.
Quebra-Cuca
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Através do Raciocínio Lógico nos apropriamos de ferramentas que contribuem para aprimorar a arte de pensar corretamente. Ter raciocínio lógico significa raciocinar, pensar bem. E a lógica é essa ferramenta que capacita o aluno a aprimorar seus argumentos, garantido cada vez mais sua validade.
Objetivo
Proporcionar competências e habilidades para que o aluno desenvolva o raciocínio lógico-matemático, desenvolva uma mentalidade alicerçada no rigor e na observação, adquira uma formação dedutiva e indutiva para efetuar pesquisas mais profundas, principalmente na Matemática.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma veze por semana.
Robótica TEEN com LEGO® Education
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
O curso é voltado para o ensino de como as máquinas e mecanismos funcionam (3o Ano) e para o ensino dos elementos básicos da robótica, com bloco programável NXT (4o e 5o Ano). Este programa estimula o pensamento da criança no mundo da ciência e da tecnologia, promovendo a descoberta de como as coisas funcionam e preparando-a a buscar soluções para as questões de hoje e do futuro.
Objetivo
A metodologia adotada prevê atividades dinâmicas baseadas em situações-problema, onde os alunos aprendem a trabalhar em equipe a fim de encontrar soluções criativas para os problemas propostos. Neste cenário de desafios, há o favorecimento do desenvolvimento de competências, habilidades e qualidades pessoais.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Teatro
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
O teatro promove a sociabilidade, ajuda a vencer a timidez, propicia a melhora da comunicação verbal e corporal, e, além disso, pode auxiliar no aumento da autoestima.
Objetivo
A dramatização no Colégio tem como finalidade buscar a participação, o estímulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma veze por semana.
Teen Chef
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Durante o curso, o aluno irá vivenciar e conhecer as técnicas básicas de culinária, incluindo a seleção, higiene e preparo dos alimentos, assim como a aplicação prática da valorização na apresentação e montagem de diversas receitas especiais.
Objetivo
O objetivo deste curso é iniciar as crianças e adolescentes na gastronomia, dar orientação quanto a tipos de refeições e grupos alimentares, bem como sugerir ingredientes mais saudáveis em alguns preparos. A proposta é que o aluno tenha a oportunidade de experimentar diferentes sabores partindo de uma produção própria.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Tênis de Mesa
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
O tênis de mesa é um esporte divertido e de baixo impacto, que traz múltiplos benefícios para seus participantes. Melhora a coordenação motora e o desenvolvimento muscular. Os movimentos repetitivos e multidirecionais promovem agilidade e flexibilidade, além do estímulo de raciocínio e estratégia.
Objetivo
Através das aulas o aluno desenvolve, agilidade, preparo físico, decisão precisa, controle da força, orientação espacial.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Trabalhos Manuais
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Nestas aulas, as crianças serão convidadas a criarem usando diferentes materiais, até mesmo os naturais, como pedras, areia, argila, folhas e gravetos. Através de atividades como macramê, marcenaria, pintura, entre outras, as crianças desenvolvem a criatividade e a coordenação motora fina.
Objetivo
As atividades manuais são importantes porque possibilitam que as crianças desenvolvam a criatividade, coordenação motora, a curiosidade e a concentração. São estimuladas também a pensar e a resolver questões.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Trilhas criativas
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Esses encontros darão aos alunos a oportunidade de explorar a criatividade que já existe em cada um. Irão compartilhar suas ideias para que, juntos, possam encontrar diferentes formas de resolverem problemas.
Objetivo
Nutrir a curiosidade e a imaginação, ver sob diferentes perspectivas, experimentar os desafios, acolher a ideia do outro, manter-se aberto a novas alternativas.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Violão e Percussão
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Estas aulas oferecem:
• Atividades rítmicas e instrumentais utilizando o violão, ukulele e instrumentos de percussão.
• Contato com repertório de músicas diversas, que promovem experiências divertidas com os instrumentos.
• Técnicas e conhecimentos teóricos necessários para a prática instrumental.
Objetivo
Possibilitar que os alunos ampliem seus sentidos, a percepção, a concentração e o relacionamento social, através da prática instrumental em grupo.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Yoga Kids
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
Cada turma detém particularidades de linguagem, psicomotricidade e tempo de permanência nas posturas e níveis de foco e atenção. Imitar animais, contar histórias ou utilizar música, são alguns dos recursos que podemos utilizar em nossas aulas de Yoga para crianças.
Objetivo
Apresentar a filosofia do Yoga, dando espaço à sensação de calma e relaxamento do corpo e da mente, percepção de tempo e espaço. Oferecer a ampliação do relacionamento da criança com o universo, conexão com a natureza e os animais, já que os movimentos são inspirados no meio ambiente.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez por semana.
Xadrez
Fundamental I ( 3°, 4° e 5° anos)
O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como : Matemática, Artes, História, Geografia, além de Ética e outras.
Objetivo
Inserir o jogo de xadrez no processo de aprendizagem, preparar o aluno para tomadas de decisões bem como favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio. A prática do xadrez contribui para aumentar a concentração, atenção e a resolução de tarefas, além de melhorar o comportamento, o incentivo ao respeito e a convivência.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Arte Sustentável
Fundamental II
Pensar a atividade artística é pensar a educação sensível do olhar. É avivar as percepções, ressignificar objetos e desdobrar materiais sem uso em algo que tenha uma nova função. A Arte Sustentável, através da poesia e do encantamento pelo mundo, quer dialogar com as urgências do hoje e encontrar formas de expressão mais cuidadosas com as pessoas e o meio.
Objetivo
Ressignificar e aproveitar materiais disponíveis, criar novas possibilidades, desdobrar uma coisa em muitas outras, alargando o tempo de uso, o significado e os sentidos.
Duração
Aulas de 60 minutos, duas vezes por semana.
Beach Tênis
Fundamental II
Popular entre diferentes idades, esse esporte oferece bem estar e traz três grandes conceitos de orientação e treino, sendo eles ligados ao controle motor, controle emocional e aproveitamento de aprendizado.
Objetivo
Trazer uma atividade ao ar livre, que estimule a sociabilidade, e ao mesmo tempo fortaleça o condicionamento físico, o tônus corporal e a musculatura dos membros superiores e inferiores dos alunos. Esse é um esporte que também desenvolve aspectos como controle emocional, estratégia e planejamento.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Cidadania e sustentabilidade: Jovens Interventores
Fundamental II
Depois da apresentação do projeto para os alunos, as aulas podem se desenvolver através de trabalho de campo com entrevistas e sistematização dos dados. Várias ações são executadas, tais como, agendamento com alunos, entrevistas com moradores, observação dos problemas locais e tabulação dos resultados e problematização para proposição de soluções.
Objetivo
Dinamizar o estudo de caso e promover a autonomia dos estudantes, mediante identificação de problemas locais, execução de trabalho de campo e apresentação de sugestão de intervenção.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Curso Preparatório para ingressar em faculdades estrangeiras
8o e 9o ano
Realizado em mais de 175 países, o SAT faz parte do sonho de estudar no exterior. Praticamente toda faculdade ou universidade dos Estados Unidos exige um exame de admissão padronizado como parte do processo de admissão. A maioria das universidades mais exigentes exige um exame com redação, como o SAT, e as mais seletivas ainda exigem também os testes de matérias específicas do SAT. O SAT também é reconhecido como uma credencial para a admissão de estudantes internacionais nas universidades mais importantes fora dos EUA (incluindo universidades no Canadá, Austrália, Reino Unido e outros lugares) cujo ensino é ministrado em inglês.
Objetivo
Preparar o aluno para ingressar nas melhores e mais concorridas faculdades estrangeiras do mundo.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Dança Ballet Clássico
Fundamental II
Aulas com foco em trabalho de chão, barra, centro e linha, diagonais, musicalidade e processos coreográficos. Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Trabalhar a base do ballet clássico, além da musicalidade e do lado artístico. Desenvolvimento e aprimoramento da técnica já conquistada com as turmas de Fundamental I e II.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Danças Urbanas
Fundamental II
Aulas oferecem práticas para o desenvolvimento da modalidade, junto com os processos coreográficos guiados e de improvisação, uma forma muito pontual da modalidade.
Ao final do ano, haverá um festival de apresentação.
Objetivo
Desenvolver habilidades físicas individuais e coletivas, onde o foco é o aluno em contato com as diversidades das danças surgidas em contextos urbanos, apoiando a expressão corporal e artística.
Oferecer práticas para o desenvolvimento da modalidade, junto com os processos coreográficos guiados e de improvisação, uma forma muito pontual da modalidade.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Defesa Pessoal
Fundamental II
Através das técnicas do Judô, os alunos aprenderão como escapar e controlar situações de risco. Durante as aulas, a repetição das técnicas, assim como os exercícios e jogos, levam o aluno a desenvolver sua autoconfiança e a se desenvolver fisicamente, aprendendo que a defesa se inicia na atenção, postura e atitude.
Objetivo
Utilizar as técnicas e filosofia do Judô para situações reais, fora do esporte. Aprender a maneira correta de se defender em situações adversas e principalmente identificar a quais tipos de perigos estamos expostos.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Desenho Artístico/Artes Plásticas
Fundamental II
Desenvolvimento do Desenho Artístico e Artes Manuais, propondo uma atitude natural ao desenhista, levando-o a escolher ou imitar a realidade ou mesmo criar uma nova perspectiva.
Objetivo
Levar os alunos a desenvolver habilidades de traços e desenhos, assim como, aprimorar seus conhecimentos artísticos no grafite e nas cores. Além de desenvolver habilidades voltadas para o processo manual.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Design e impressão 3D: projeto e construção de um veículo de controle remoto
8° e 9° anos
Uso de software de design 3D para projeto e remixagem de peças e máquinas. Controle wireless de dispositivos eletrônicos e programação para automatização de mecanismos.
Objetivo
Guiar o aluno ao longo do desenvolvimento de seu próprio veículo de controle remoto desde o projeto das partes até o controle eletrônico dos mesmos, usando software de modelagem 3D, impressora de última geração e microcontroladores programáveis.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Educação Financeira Para Jovens
Fundamental II
A educação financeira no Colégio acredita que, quanto mais cedo for o contato dos alunos com o universo das finanças, mais fácil será lidar com esse assunto no futuro.
Objetivo
Estabelecer uma relação racional e consciente com os recursos pessoais e coletivos. Conhecer e aplicar os conceitos de receita e despesa no orçamento individual e familiar. Compreender as causas e consequências do endividamento excessivo e quais as possibilidades para superar esta condição. Aprender a administrar os recursos.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Empreendedorismo
Fundamental II
Os alunos desenvolvem habilidades empreendedoras a partir do contato com projetos, pesquisas, trabalhos em equipe, e a criação de modelos de negócios e todos os seus desafios e oportunidades. Aplicaremos ferramentas que desenvolvam a criatividade e a inovação voltadas para projetos sustentáveis que tratem de problemas reais das comunidades.
Objetivo
Ser base inicial para despertar o espírito empreendedor nos jovens, tornando-os aptos a resolver situações diversas, por meio de projetos que desenvolvam as características de um empreendedor com foco em inovação e sustentabilidade.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Ensino de estratégias em xadrez
Fundamental II
O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como : Matemática, Artes, História, Geografia, além de Ética e outras.
Objetivo
Inserir o jogo de xadrez no processo de aprendizagem, preparar o aluno para tomadas de decisões bem como favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio. A prática do xadrez contribui para aumentar a concentração, atenção e a resolução de tarefas, além de melhorar o comportamento, o incentivo ao respeito e a convivência.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Estudos dirigidos
Fundamental II
As atividades serão conduzidas de acordo com a demanda de cada turma. Divididas da seguinte forma:
• Confecção das tarefas individualmente e/ou em grupo;
• Organização de agenda e fichário;
• Estudos objetivando a um melhor desempenho nos trabalhos de classe e provas;
• Momentos para leitura.
Objetivo
Permitir aos alunos revisar conceitos, aprofundar os estudos, firmar o conhecimento acerca dos conteúdos e, principalmente, fazer com que os alunos revisitem os temas trabalhados em aula.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Esportes: Basquete, Vôlei Misto, Futsal Masculino, Futebol Feminino e Handball Feminino.
Fundamental II
Os esportes têm um papel fundamental na formação dos jovens, já que auxiliam no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais. Sendo assim, a escola se mostra ainda mais importante nesse processo. Além de incentivar a autonomia das crianças e fazer parte desse desenvolvimento, os alunos que praticam esporte são mais felizes, desenvolvem autoconfiança, espírito de equipe e liderança.
Objetivo
Permitir que os alunos pratiquem atividades esportivas para fins de recreação e estimular a competição (sadia), conforme as diferentes faixas etárias. O Colégio tem o esporte como um dos seus pilares fundamentais e diferenciais para a formação integral do aluno.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Jazz
Fundamental II
O Jazz é um estilo de dança fundamentado na multiplicidade e ritmos, incluindo em sua técnica princípios herdados do Ballet Clássico e dança moderna.
Objetivo
Desenvolver a criatividade e a expressão artísticas, trabalhar coordenação motora, fortalecimento muscular, flexibilidade e musicalidade.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Laboratório Investigativo de Ciências da Natureza
Fundamental II
Por meio de atividades práticas investigativas e laboratoriais desenvolver o espírito investigativo, analítico e crítico do aluno. Aguçar a curiosidade e entendimento de conceitos de física, ótica, astronomia, genética, plantas, animais, corpo humano, etc.
Objetivo
Avaliar causas e consequências em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos. Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas). Compreender o universo, geologia e astronomia. Investigação das propriedades físico-químicas dos materiais, estabelecendo relação com sua aplicabilidade. Reconhecimento da influência dos materiais na sociedade, da necessidade de adequação de uso tanto em contextos locais e mais amplos.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Línguas: Espanhol, Inglês e Italiano.
Fundamental II
O centro de línguas do Colégio oferece cursos de alta qualidade com metodologias ativas e inovadoras, colocando o aluno como protagonista da relação ensino-aprendizagem. Professores qualificados, aliados a materiais e planejamento permitem que os alunos desenvolvam habilidades escritas e orais, além de prepará -los para a vida e para o mundo.
Objetivo
Capacitar os alunos que fazem os cursos de línguas do Colégio para que tenham excelência na linguagem oral e escrita nas línguas estrangeiras, além de estarem aptos, ao final, a prestar os cursos de proficiência para certificação internacional (A1, A2, B1, B2, C1, C2).
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Inglês CPP by Alumni: 90 minutos, duas vezes por semana.
Oficina de raciocínio lógico e matemático
Fundamental II
Através do Raciocínio Lógico nos apropriamos de ferramentas que contribuem para aprimorar a arte de pensar corretamente. Ter raciocínio lógico significa raciocinar, pensar bem. E a lógica é essa ferramenta que capacita o aluno a aprimorar seus argumentos, garantido cada vez mais sua validade.
Objetivo
Proporcionar competências e habilidades para que o aluno desenvolva o raciocínio lógico-matemático, desenvolva uma mentalidade alicerçada no rigor e na observação, adquira uma formação dedutiva e indutiva para efetuar pesquisas mais profundas, principalmente na Matemática.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Oratória – Comunicação Verbal, Oral e Expressão Corporal
Fundamental II
Por meio de atividades práticas e teóricas, muita atividade lúdica e trabalhos em grupo, desenvolver as técnicas mais modernas de apresentação utilizadas em apresentações, gravações, reuniões e lives.
Objetivo
Desenvolver, aperfeiçoar e valorizar a comunicação verbal e não verbal. Eliminar bloqueios ao falar em público. Reforçar a autoestima e capacidade elaborar apresentações em geral.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Produção de Energia elétrica: Em realidade virtual e impressão 3D.
6o e 7o anos
Uma breve contextualização, em realidade virtual, da produção de energia elétrica. Modelagem e impressão em 3D de uma mini turbina eólica funcional.
Objetivo
Permitir que cada aluno projete, crie e desenvolva sua própria turbina eólica utilizando como recursos plataformas de realidade virtual, software de design e impressora 3D.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Teatro
Fundamental II
O teatro promove a sociabilidade, ajuda a vencer a timidez, propicia a melhora da comunicação verbal e corporal, e, além disso, pode auxiliar no aumento da autoestima.
Objetivo
A dramatização no Colégio tem como finalidade buscar a participação, o estímulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Teen Chef
Fundamental II
Durante o curso, o aluno irá vivenciar e conhecer as técnicas básicas de culinária, incluindo a seleção, higiene e preparo dos alimentos, assim como a aplicação prática da valorização na apresentação e montagem de diversas receitas especiais.
Objetivo
O objetivo deste curso é iniciar as crianças e adolescentes na gastronomia, dar orientação quanto a tipos de refeições e grupos alimentares, bem como sugerir ingredientes mais saudáveis em alguns preparos. A proposta é que o aluno tenha a oportunidade de experimentar diferentes sabores partindo de uma produção própria.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Tênis de Mesa
Fundamental II
O tênis de mesa é um esporte divertido e de baixo impacto, que traz múltiplos benefícios para seus participantes. Melhora a coordenação motora e o desenvolvimento muscular. Os movimentos repetitivos e multidirecionais promovem agilidade e flexibilidade, além do estímulo de raciocínio e estratégia.
Objetivo
Através das aulas o aluno desenvolve, agilidade, preparo físico, decisão precisa, controle da força, orientação espacial.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Violão e Percussão
Fundamental II
Estas aulas promovem atividades rítmicas e instrumentais utilizando o violão, ukulele e instrumentos de percussão. É utilizado um repertório de músicas diversas, que promovem diferentes experiências dos alunos com os instrumentos. São ensinadas técnicas e conhecimentos teóricos necessários para a prática instrumental.
Objetivo
Possibilitar que os alunos ampliem seus sentidos, a percepção, a concentração e o relacionamento social, através da prática instrumental em grupo. Desenvolver habilidades específicas para tocar um instrumento. Favorecer o contato com diferentes estilos e gêneros musicais.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Yoga
Fundamental II
Cada turma detém particularidades de linguagem, psicomotricidade e tempo de permanência nas posturas e níveis de foco e atenção. Imitar animais, contar histórias ou utilizar música, são alguns dos recursos que podemos utilizar em nossas aulas de Yoga para crianças.
Objetivo
Apresentar a filosofia do Yoga, dando espaço à sensação de calma e relaxamento do corpo e da mente, percepção de tempo e espaço. Oferecer a ampliação do relacionamento da criança com o universo, conexão com a natureza e os animais, já que os movimentos são inspirados no meio ambiente.
Duração
Aulas de 60 minutos, uma vez na semana.
Inglês CPP By Alumni
Iniciada em 2022 e ampliada em 2023 para todas as séries a partir do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio oferecemos a oportunidade para que os alunos do CPP possam aprender Inglês com a metodologia Alumni, único centro Binacional na cidade de São Paulo, com diploma reconhecido pela embaixada Americana.
CPP e Alumni, parceria de sucesso formada por duas instituições com décadas de experiência e tradição, que sempre buscam por inovação pedagógica e zelam pela qualidade de seus cuidados e serviços oferecidos.
Para informações e matrículas clique aqui.