Proposta pedagógica
Ao usar estratégias variadas nas intervenções do processo de ensino e aprendizagem, o Colégio Pequeno Príncipe, através de seus educadores, atua de forma individual com cada aluno. E ao estimular a curiosidade, a criatividade e o senso de responsabilidade, leva cada um a questionar, a investigar, a inferir e a criticar construtivamente.
O Ensino Fundamental do Colégio Pequeno Príncipe possui classes com, aproximadamente, 30 alunos.
Essas classes, em diversas disciplinas como Inglês, Espanhol, Leitura de Jornal, Tecnologia e Laboratório de Ciências, são divididas em dois grupos, o que possibilita um melhor aproveitamento das aulas pelos alunos.
O Colégio oferece também a eles, como parte do currículo regular, disciplinas consideradas essenciais à sua formação, tais como Tecnologia, Xadrez, Filosofia, Convivência Ética e as que compõem a Oficina Literária, que são: Leitura de Jornal, Redação e Treino de Leitura Oral, também com a sala dividida em dois grupos.
Os alunos são cuidadosamente assistidos por orientadoras educacionais que, em tempo integral, interagem com eles, acompanhando de perto o seu desenvolvimento.
Assim, o Colégio, como um todo, busca valorizar as muitas formas do ensinar e as múltiplas possibilidades do aprender, ajudando seus alunos tanto na construção do seu autoconhecimento como na construção do conhecimento do mundo.
Período Estendido
No CPP, o Período Estendido visa a:
• Atender e acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo contemporâneo, expandir a grade curricular regular
• Proporcionar um maior desenvolvimento das habilidades de cada aluno
• Trazer atividades que desenvolvam neles as mais variadas experiências
No Período Estendido, as atividades estarão divididas por "Estações": Esportes, Dança, Música, Línguas, Ciências, Artes, Negócios, Tecnologia, Monitoria Educacional (estudos dirigidos).
Com o Período Estendido, o Colégio reitera a sua vocação de formar integralmente os seus alunos, enfatizando um conceito tão preconizado nos tempos atuais e há muito contemplado em nossas práticas pedagógicas:
o protagonismo do aluno.